Os avanços da eletrônica e da ciência abrem diversas novas portas a cada dia, possibilitando novas experiências, facilitando tarefas e até dando origem a novas formas de lidar com a tecnologia e interagir com o mundo real. Assim como a tecnologia, o ser humano se adapta às necessidades e às ocasiões para sobreviver e garantir progresso, tudo de forma gradual, um passo de cada vez. As novidades podem se originar em grandes corporações, instituições de ensino, órgãos do governo ou ainda comunidade; e para garantir que tais inovações cheguem ao conhecimento do público e sejam por ele aderidas, são necessários diversos passos, entre eles a divulgação, ensino sobre o uso daquela tecnologia, adaptação e contextualização com as tarefas do cotidiano.
O ser humano passa mais de 10 anos aprendendo em escolas para aprender o mínimo que o mundo requer para sobreviver, se informar e buscar mais conhecimento, e mais alguns anos para se especializar em alguma área que deseja atuar. Mesmo depois de sair das instituições de ensino, passamos a vida inteira aprendendo, e a tecnologia nos acompanha cada vez mais em nosso cotidiano e por consequência requer que aprendamos sobre ela. Mas como aprender em um cenário que em aproximadamente 18 meses a tecnologia dobra sua capacidade, anualmente são lançados equipamentos novos e atualizados, semanalmente recebemos atualizações de aplicativos e até sistemas operacionais, a cada dia que passa novas funcionalidades e ferramentas são lançadas?
São muitas respostas, mas é fundamental se guiar pelo que será mais presente e útil no cotidiano, principalmente trabalhos, estudos e tarefas diárias para encontrar as mais adequadas e próximas da sua realidade. Para isso, a Elemento Tec te oferece conhecimento e informação, de forma progressiva e dando um passo de cada vez, escalando um degrau por vez, até alcançar novos níveis de conhecimento.
O objetivo desta edição da revista é proporcionar o aprendizado sobre ferramentas básicas como e-mail, passando por ferramentas intermediárias como armazenamento na nuvem, editor on-line e chegando em inovações tecnológicas apresentadas em veículos tradicionalmente especializados e próprios do meio científico e que foram apresentadas de uma forma mais fácil de ser compreendida pelo público mais leigo, para que este possa acompanhar e caminhar junto na busca de mais informações. Também são apresentados conceitos de nichos específicos, como o gamer, no qual conta com diversas nuances e detalhes que muitas vezes são desconhecidas até mesmo pelos jogadores. Tudo isso em um progresso constante, dando um passo de cada vez
Desejamos uma boa leitura, um bom aprendizado e uma boa viagem rumo ao conhecimento.
Ass. Lucas Dionísio Machado Martins - Aluno de Jornalismo e autor da revista