ESTUDOS E TRABALHOS
A versão premium do Google Meet foi adaptada para ser oferecida gratuitamente para todos durante a pandemia
Reuniões, aulas, convenções, encontros, palestras, cursos, entrevistas e diversas outras ações normalmente eram realizadas presencialmente, promovendo a interação de duas ou mais pessoas seja para o aprendizado, trabalho, entretenimento ou negócios. Espaços personalizados, amplos, confortáveis, adequados e seguros, com todo o suporte técnico e equipamentos necessários eram itens fundamentais para tornar tais reuniões impecáveis. Porém, com a pandemia, encontros físicos deixaram de ser uma opção, e a videochamada e videoconferência passou a ser cada vez mais presente na vida de diversas pessoas.
Trabalhos e estudos remotos foram adotados e/ou intensificados em muitas empresas e instituições de ensino. Uma das demandas que veio com este novo modelo de interação é a de chamadas de vídeo, seja para reuniões, aulas, debates, cerimônias, apresentações entre outras possibilidades; e junto com esta demanda também veio a necessidade de segurança e confiabilidade, e a Google tratou de aprimorar suas plataformas e oferecer diversos recursos novos para quem escolheu este lado da força para trabalhar e estudar; proporcionando um ambiente seguro, acolhedor, personalizável e com várias opções de interação online.
Durante a pandemia, a Google oferece o acesso aos recursos premium do Google Meet de forma gratuita, possibilitando o agendamento de reuniões, geração de links temporários para as salas, layouts adaptáveis conforme a necessidade de cada momento da reunião, recursos de segurança como permissão e criptografia, troca de planos de fundo (de forma inteligente, substituindo sem chroma key ou fundo sólido), entre outros.
A facilidade para a criação, moderação e acesso às reuniões atraiu um grande público que nunca havia tido contato com tais recursos, familiarizando-os e cativando-os. O fato de poder abrir a reunião pelo navegador, e-mail, chamada telefônica ou por um aplicativo leve e ser compatível com computadores e smartphones fez com que muitos o adotassem.
Primeiramente, para ter acesso a este serviço, assim como os demais da Google, é necessário ter uma conta Google, ou seja, um Gmail. Caso não tenha, não se preocupe, basta seguir os passos indicados no tema anterior que será possível desfrutar deste serviço também. Assim como os diversos outros serviços da gigante das buscas, este também é possível tanto no navegador quanto no aplicativo, sendo possível a criação e ingresso em reuniões também pelo aplicativo do Gmail.
Para acessar o serviço, certifique-se de estar logado com uma conta Google no navegador ou aplicativo.
Passo 1: Abra o navegador e digite “meet.google.com” ou busque por Google Meet; ou caso esteja na página de busca do Google clique nos quadradinhos do canto superior direito e clique em “Meet”.
Passo 2: Para ingressar em uma reunião, basta digitar o código que o administrador da sala fornecer (normalmente uma sequência com 3 letras, um traço, 4 letras, outro traço e 3 letras) ou abrir o link da reunião.
Passo 3: Para criar uma sala, clique em “nova reunião” e escolha se será para o momento, para um momento futuro (gera link para acesso) ou se deseja agendar no Google Agenda.
Passo 1: Abra o Gmail (“mail.google.com” ou clique nos quadradinhos e escolha Gmail).
Passo 2: Para ingressar em uma reunião já criada, vá ao menu lateral esquerdo, até próximo ao final, na parte do Google Meet, e escolha “Participar de reunião” e insira o código da sala.
Passo 3: Para criar uma sala á ao menu lateral esquerdo, até próximo ao final, na parte do Google Meet, e escolha “Nova reunião”, envie o link gerado para outras pessoas para que possam encontrar a reunião caso prefira deixá-la para um momento futuro ou clique em “Iniciar agora” para começar a reunião no instante.
Passo 1: caso não tenha o aplicativo do Meet em seu dispositivo, procure por “Google Meet”, desenvolvido pela “Google LLC”, na loja de aplicativos de seu smartphone (App Store ou Play Store) e faça o download. Caso já tenha, prossiga para o passo 2.
Passo 2: Caso queira ingressar em uma reunião, basta clicar no link enviado e escolher abri-lo com o aplicativo do Google Meet. Caso tenha apenas o código da sala, abra o aplicativo, clique em “Participar com código” e digite.
Passo 3: Caso queira criar uma reunião, abra o aplicativo e clique em “Nova reunião”. Escolha se irá criar uma reunião para um momento futuro (com link), se irá iniciar no momento ou se irá agendar pelo Google Agenda.
Passo 1: Caso não tenha o aplicativo do Gmail em seu dispositivo, procure por “Gmail”, desenvolvido pela “Google LLC”, na loja de aplicativos de seu smartphone (App Store ou Play Store) e faça o download. Caso já tenha, prossiga para o passo 2.
Passo 2: Para acessar a parte do Meet pelo Gmail, abra o aplicativo, vá para a parte inferior direita e clique em “Reunião”. Lá será aberta uma tela semelhante à do aplicativo do Meet, podendo seguir as mesmas diretrizes do Passo 2 e 3 do aplicativo do Meet.
Com a sala criada, geralmente o Meet oferece a opção de compartilhamento do link ou do código para que as demais pessoas possam acessá-la. Para ingressar neste ambiente é necessária a permissão de quem criou a sala. A tela principal tem na parte inferior esquerda um relógio e o código da sala. Ao centro inferior há os botões mais importantes: ligar/desligar microfone, ligar/desligar câmera, apresentar conteúdo (geralmente é uma janela, ou a tela do dispositivo), 3 pontinhos - mais opções (interação de lousa do Google Jam, Alterar layout, Tela cheia, Alterar plano de fundo, Legendas, Informar problemas, Denunciar abuso, Ajuda, e configurações); e o botão “Sair da chamada” respectivamente.
Antes de abrir a reunião é possível verificar as configurações dos dispositivos, clicando na engrenagem presente na parte superior direita da tela de criação ou ingresso de salas. Porém, caso deseje entrar para testar (é comum testar com outros participantes para ajudar), clique em configurações e escolha o dispositivo de captação e emissão de áudio, vídeo e teste; e escolha a resolução ideal para evitar problemas com uma rede ou dispositivo mais lento.
Caso tenha perdido o link da reunião, é possível resgatá-lo por meio do botão informações, no canto inferior direito. Ainda neste canto, é possível visualizar,adicionar e moderar os participantes da reunião; logo ao lado é possível ter acesso ao chat da sala e atividades de interação como Lousa; e caso tenha plano do Google Workspace, é possível gravar as reuniões, coletar informações por enquetes, e dividir a sala em grupos.
A tela para o acesso ao Meet tanto no Gmail quanto no aplicativo dele é semelhante e tem as mesmas funções. Aqui também será oferecido o link para compartilhamento da reunião no início da chamada. Os controles principais ficam na parte inferior central, com os seguintes botões: Sair da chamada, Ligar/desligar câmera e microfone, 3 pontinhos (Chat da reunião, Compartilhamento de tela, Legendas, Informar um problema, Configurações e Denunciar abuso).
A inserção de plano de fundo ou efeitos na câmera pode ser acessada clicando no bonequinho na parte inferior do retorno (ou preview) da câmera. A troca de câmera e de alto falantes em uso pode ser feita através dos controles presentes no canto superior direito. A orientação da câmera e da tela podem ser alteradas conforme a orientação do dispositivo (vertical/retrato, horizontal/paisagem ou automático).
O link, e o acesso às pessoas presentes na sala podem ser obtidos clicando no código da sala, situada na parte superior esquerda da tela. As informações das reuniões recentes ficam presentes na tela inicial das reuniões, possibilitando um retorno rápido caso tenha saído sem querer ou caído.