FERRAMENTAS ÚTEIS
Além de organizar os e-mails, é possível criar salas de bate-papo, videochamadas e ter acesso rápido aos serviços de agenda, armazenamento e organização de tarefas
Para receber correspondências no mundo real, é necessário indicar um endereço, uma referência de onde deseja receber; mas também é possível ter uma caixa postal, que permite que sempre que chegar algo haja a entrega e a retirada no momento mais oportuno, tendo em alguns casos até aviso de que chegou algo em sua caixa.
No mundo virtual, um bom correio eletrônico e seu gerenciamento reflete em produtividade e facilidade em resolver diversas coisas ao longo do dia, seja assuntos pessoais, contas, documentos, negócios, serviços ou até mesmo estudos.
Na pandemia, tais necessidades foram intensificadas, fazendo com que a escolha de um serviço de e-mail adequado seja ainda mais fundamental para dar agilidade e eficiência aos afazeres e evitar dor de cabeça ao longo do dia ou do período em que você mais precisa dele.
Pensando em produtividade e versatilidade, a Google oferece o Gmail, uma ferramenta interessante para quem deseja ter mais do que um endereço e serviço de e-mail. A partir dele, é possível ter acesso a dezenas de serviços Google, aplicações para dispositivos Android e até mesmo usá-lo para acesso em outros aplicativos e serviços.
Quem já possui um smartphone, tablet ou qualquer outro equipamento com Android já deve conhecer o procedimento, pois é praticamente obrigatório ter uma conta no Google (portanto, um Gmail) para desfrutar do sistema e sua loja de aplicativos; mas digamos que queira criar uma conta Google diferente ou simplesmente este seja o primeiro contato com o serviço, então iremos ensinar a criar um Gmail do zero.
Passo 1: abra seu navegador de internet, e busque por "Gmail" ou simplesmente digite “mail.google.com” na barra de endereços (ou clique no link destacado). Caso esteja no Google (google.com), basta clicar naqueles quadradinhos do canto superior direito e localizar o Gmail.
Passo 2: confira se nenhuma outra conta está logada naquele navegador. Caso esteja logado, o endereço dará acesso a uma caixa de email (prossiga para o passo 2.1); se não estiver, simplesmente abrirá a tela de login (prossiga para o passo 3).
Passo 2.1: clique no círculo situado no canto superior direito da página (com a imagem de perfil da conta ou a letra inicial do nome da conta) e clique em “adicionar outra conta” .
Passo 3: clique em “crie uma conta”.
Passo 4: prossiga com a inserção dos dados e finalize.
Passo 1: Confira se seu smartphone já tem o aplicativo "Gmail" instalado. Caso use o sistema Android, ele já vem instalado de fábrica; mas nada impede de ele ter sido modificado ou desinstalado por engano. Por isso, caso não tenha este aplicativo siga o passo 1.1; caso tenha o aplicativo e não tenha conta vá para o passo 1.2; e se caso tiver o aplicativo e contas vinculadas nele prossiga para o passo 1.3.
Passo 1.1: Em sua loja de aplicativos (App Store ou Play Store), procure por “Gmail” - desenvolvido pela “Google LLC” e faça o download dele.
Passo 1.2: Abra o aplicativo e clique em “criar conta” (agora pule para o passo 2).
Passo 1.3: Abra o aplicativo, clique no círculo do canto superior direito (imagem de perfil ou letra inicial do nome da conta), clique em “adicionar outra conta”. Caso necessário, insira o padrão de segurança do aparelho, e na tela de login clique em “criar conta”.
Passo 2: Insira os dados e vá prosseguindo, até finalizar.
A dinâmica para explorar, criar, excluir, editar e diversas outras funções relacionadas aos e-mails são bem semelhantes no aplicativo e no navegador, mas vamos explicar as particularidades para familiarizar melhor caso haja alguma diferença.
Exploração
Pelo aplicativo ou na web (gmail.com), entre com sua conta Google. A primeira página normalmente é a caixa de entrada dos e-mails. Esta por sua vez é dividida normalmente em 3 partes: Principal (e-mails gerais), Social (geralmente relacionado a redes sociais, cadastros ou serviços semelhantes que enviam notificações frequentes) e Promoções (Anúncios de promoções, de serviços ou de novidades de empresas, enviados em massa; em outros serviços poderia ir para o spam, porém o Gmail separa para caso haja interesse do usuário).
A sessão de mensagens principais é a que abre inicialmente, e para trocar no navegador basta escolher na parte superior; já no aplicativo é necessário abrir o menu lateral (pelos 3 traços horizontais, situados no canto superior esquerdo).
Interação com outros aplicativos e serviços
O acesso a mais opções também está nestes menus, que no navegador conta com praticamente as mesmas funções presentes no aplicativo; porém vale ressaltar as diferenças mais marcantes: no navegador, há uma divisória horizontal (menu esquerdo), onde na parte inferior conta com a possibilidade de iniciar ou participar de uma reunião no Meet ou iniciar uma sala/grupo de chat no Hangouts, enquanto no aplicativo há apenas a opção do Meet e se localiza na parte inferior.
A versão do navegador conta também, no seu lado direito, com o acesso ao Google Agenda, Contatos, Keep (notas e anotações), Tarefas e a possibilidade de instalação de outros complementos, como Trello, Dropbox, Evernote, e muitos outros relacionados à rotina e produtividade. Já no aplicativo, as opções de interação rápida são Agenda e Contatos, porém disponíveis na parte inferior do menu lateral já citado.
Além de ler e organizar e-mails e interagir com outros serviços, logicamente que é possível escrever e-mails. Para isso, basta clicar no botão “+” ou “escrever” localizado no canto superior esquerdo em navegadores; e no canto inferior direito no aplicativo (desta vez com um lápis para ilustrar).
Após o comando para escrever no navegador, será aberta uma pequena aba, com campos para serem preenchidos (“Destinatário”, “Assunto” e “Mensagem” respectivamente), enquanto no aplicativo estas opções serão apresentadas em outra tela e contará com um campo para escolher a conta de remetente.
A inserção de anexo se dá pelo símbolo de clipes de papel (situado no canto superior direito no aplicativo e na barra inferior da aba de mensagem em navegadores). A formatação do texto em navegadores se dá pelas opções disponíveis na aba; enquanto no aplicativo é necessário escrever, selecionar (segurar o toque sobre o texto) e escolher a opção “formatar”, e assim abrirá um conjunto de opções.
A barra inferior da aba também permite entrar no modo confidencial, adicionar assinatura, imagem, link, emoji, imprimir e verificar ortografia e descartar. Na parte superior permite fechar, minimizar ou abrir em uma aba maior no centro da tela. Já no aplicativo, clicando nos 3 pontinhos na parte superior da tela de envio, é possível programar envio, entrar no modo confidencial ou descartar o e-mail escrito; já as demais opções presentes no navegador ou não existem no aplicativo (por ser possível com funcionalidades do sistema como teclado de emoji, área de transferência) ou devem ser feitas de forma direta (copiando e colando imagens, escrevendo emoji pelo teclado, copiar links, entre outros).
Para enviar o e-mail diretamente, é necessário clicar no triângulo que aponta para a direita no aplicativo, enquanto no navegador basta clicar em enviar. Para agendar envio no aplicativo é preciso clicar nos 3 pontinhos e escolher “programar envio”, enquanto no navegador deve clicar no triângulo dentro do botão enviar e depois em “programar envio”.
Por padrão, caso feche a mensagem sem enviar, o Gmail a salva como rascunho, ficando disponível em “rascunhos” (menu lateral), evitando que imprevistos ocasionem perdas de mensagens (queda de energia ou internet, computador ou aplicativo travando, entre outros). Para descartar o e-mail no aplicativo, é necessário clicar nos 3 pontinhos e depois em “descartar”; já no navegador deve clicar no ícone da lixeira presente na aba.
Com sua conta Google, você terá acesso a um serviço gratuito de e-mail, 15Gb de armazenamento na nuvem por meio do Google Drive (temos uma matéria sobre ele - "Conheça duas ferramentas multiuso que podem facilitar a sua vida: Google Drive e o Google Docs"), uma suíte de escritório online (serviços de edição de documentos, planilhas, apresentações de slides, formulários - que também está presente na matéria citada anteriormente); além de serviço de montagem de site (Google Sites), murais virtuais para aulas (Google Classroom), um serviço de salas virtuais de videochamadas (Meet), Youtube, Agenda, Maps, Notícias, Podcasts, Viagens (e voos) e muitos outros serviços da própria gigante das buscas e de terceiros que permitem login com conta Google.
A maior mágica talvez seja a compatibilidade de serviços entre dispositivos, uma vez que boa parte deles são projetados para rodar online e no navegador. Além desta característica, os serviços de escritório e diversos outros da Google têm interação entre si. Por exemplo, os serviços de escritório salvam automaticamente no Google Drive, é possível marcar reuniões do Meet no Agenda, bem como notificá-las no Gmail; assim como também é notificável quando novos conteúdos são inseridos no Google Sala de Aula; inserir arquivos no Drive e anexá-los no Gmail ou Classroom, entre outras interações que facilitam e centralizam os serviços sem a necessidade de download de aplicativos de terceiros, cadastros ou outras etapas para as mesmas ações.